Hospital Cemil, 30 Anos de Amor pela vida.
"Origem de toda moralidade pelo fato de que o indivíduo é capaz de vislumbrar o sofrimento alheio ao recriá-lo dolorosamente em sua própria experiência subjetiva".

Sem sombras de dúvida esta definição de Amor, do filósofo francês Jean-Jacques Rousseau (século XVIII), é a forma mais completa de sintetizar os 30 anos de dedicação dos profissionais do Centro Médico Materno Infantil Ltda, o Hospital Cemil de Umuarama, à vida dos moradores da região Noroeste do Paraná.

Fruto da justaposição entre vocação e abnegação, de seus promotores, o maior e melhor hospital da região compre um ciclo de sua existência como referência absoluta nos mais diversos setores da medicina moderna.

Com um corpo clínico de 110 médicos, nas mais variadas especialidades,o Cemil se constitui em um dos maiores empregadores da região, já que dispõe de aproximadamente 200 funcionários, altamente qualificados, que prestam serviços diretos e indiretos à comunidade.

O gigante cuja história se confunde com o crescimento da cidade, ao contrário do que possa parecer, nasceu predestinado ao sucesso.

A primeira sede, inaugurada no dia 10 de abril de 1978, por cinco visionários – entre eles os médicos Hyzo Gondeberto dos Santos e Arlindo Salvador - já impressionava. Porém, a adesão de outros 11 médicos ao grupo, resultou em um ‘plano revolucionário’ para a época.

"Em 1982 iniciamos a construção da atual sede. Com o projeto arquitetônico assinado por Aldo."

Hospital Cemil, Gigante por Natureza!
É impossível dissociar: o Hospital Cemil está umbilicalmente ligado à história de Umuarama e à memória da Medicina do noroeste paranaense pelos laços do pioneirismo e do desenvolvimento.

E esse enlace, com forte tonalidade de saudosismo, vem desde a fase em que Umuarama vivia a transformação do ciclo do café que chegava ao fim para o início da pecuária e do crescimento populacional de toda a região, que experimentava mudanças póscolonização para se focalizar na construção de um importante pólo econômico do interior do estado.

Essa história tem raízes na década de 70, mais precisamente em 10 de abril de 1978, na semana em que se comemorava o Dia Mundial da Saúde: os médicos Hyzo Gondemberto dos Santos e Arlindo Salvador fundavam oficialmente o Hospital Centro Materno Infantil, o Cemil.

No começo funcionou em prédio alugado no antigo Hospital de Olhos do otorrinolaringologista Ariovaldo Roque da Costa, na rua Ney Braga (na área central da cidade, entre as avenidas Paraná e Brasil).

Em 81, os dois fundadores (que até hoje atuam no Cemil) abriram a sociedade para um grupo de médicos recém-chegados a Umuarama: João Jorge Hellú, Guilherme Schimitt, João Carlos Catelan, Francisco Ruaro, Fumiyo Sakabe, Gilberto Almodin, Élio Tanaka, Reinaldo Takejima, Vera Paro de Oliveira, Cirineu Fajardo, David Sincos e Arno Prante. Eles, juntamente com os fundadores e mais os médicos Márcio Brasileiro e Paulo Barcelos, que já estavam na sociedade, compraram da colonizadora Companhia Melhoramentos Norte do Paraná dez lotes e iniciaram a construção do Cemil.

A obra, obedecendo os mais modernos padrões hospitalares do Paraná, foi projetada pelo arquiteto Aldo Matsuda. O novo prédio do Cemil foi inaugurado no dia 6 de março de 1986.

Em 2002 foram admitidos na sociedade do Cemil mais quatro acionistas: Laboratório Pronto Análise, Fisioclínica/Dra. Mirian Sandri Lamas, Uroclínica/ Dr. Jansen Ferreira, Dr. Italo Fioravanti Jr.; e Gastroclínica/ Dr. Luis Antonio Mello Costa, Dr. Luis Lucacin e Dr. Adauto Trute. Atualmente também fazem parte da sociedade um grupo de sete ortopedistas que integram a equipe do Dr. Francisco Ruaro; também são acionistas os médicos Manoel Bacelar e Celso Gomes.

Trinta anos depois, hoje o Cemil é um dos centros de saúde consagrados como referência, equipado com tecnologia de Medicina de Primeiro Mundo e com uma equipe com mais de cem médicos e duzentos funcionários.

Possui duas modernas UTIs (adulto e infantil/neonatal), pronto socorro com tomografia, Ala da Mulher e Ala Masculina (inéditos), além de um moderno centro cirúrgico com aparelhos de última geração. O atual Cemil ocupa uma área de sete mil metros quadrados construída em uma das áreas mais nobres da cidade.

Todas as realizações e a história de três décadas do Cemil, este 'gigante pela própria natureza' mereceram inúmeras comemorações anfitrionadas pela atual diretoria do Cemil: os médicos João Jorge Hellú, diretor geral; Jansen Rodrigues Ferreira, diretor clínico; Guilherme Schimitt, diretor administrativo; e Luis Lucacin, diretor financeiro.
Hospital Cemil - Todos os Direitos Reservados.
Telefone: 44 3621-9200
Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 3415
87503-030 - Umuarama - Paraná