Notícias

70% das lesões da medula são causadas por acidentes de trânsito

Publicado em 30/05/2022

destaque

“A imensa maioria das lesões medulares – 70% – são em decorrência de acidentes de trânsito. Desse percentual, 40% estão relacionados a tetraplegia e 60% a paraplegia: lesões permanentes que alteram completamente o modo de vida do paciente”, comenta o médico ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia da coluna, Dr. Antônio Francisco Ruaro Filho (CRM 38.019 TEOT 14045 RQE: 22303).


Para ele, a campanha Maio Amarelo não deve acabar com o fim do mês, pois é no cotidiano das salas de emergência que a campanha faz toda a diferença.


“O mês de maio está terminando, mas a conscientização deve continuar. Estima-se que, pelo menos 10 mil vidas foram poupadas por ano desde que a campanha começou, há 10 anos. Contudo, os números de mortos e feridos ainda são enormes e para isso mudar é preciso a conscientização e participação de todos”, reiterou o especialista.


Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) de 2020 apontam que os acidentes de trânsito são a 9ª causa de mortes no mundo: cerca 3.700 mortos por dia e 1.350.000 por ano.


No Brasil, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), 35 mil morrem e cerca de 1.600.000 pessoas ficam feridas por ano no trânsito.

“Frequentemente recebemos casos de traumas medulares gravíssimos provocados por acidentes de trânsito. Os homens jovens, pedestres, ciclistas e motociclistas então entre as maiores vítimas”, destaca o médico.


“Esses números mostram que ainda temos um longo trabalho pela frente e chamam atenção para a importância da conscientização da sociedade. Esse não é um trabalho somente dos órgãos responsáveis, durante um mês apenas, mas de todos nós, todos os dias”, finalizou.

SOBRE


O Dr. Antônio Francisco Ruaro Filho (CRM 38.019 TEOT 14045 RQE: 22303), possui graduação em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil (2011); residência médica em: Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Mãe de Deus – Canoas. Atualmente integra o Corpo Clínico do Hospital Cemil e atende na Clínica de Fraturas, em Umuarama.

VÍDEO
Confira o vídeo que o Dr. Ruaro gravou especialmente para a Campanha Maio Amarelo.

mob_cemil_ruaro_maio_amarelo

Este conteúdo pode ser publicado livremente, a título de material informativo de interesse público, no todo ou em partes, desde que o seu conteúdo não seja alterado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
HOSPITAL CEMIL

Clique na foto para ampliar